quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eu sou Soteropolitana

Não se tive tempo de contar para vocês ou se vocês já conseguiram perceber, mas, como diz a música do Chiclete com Banana, "Eu sou soteropolitana eu sou baiana, eu sou de Salvador..."  Bom provavelmente já falei disso outras vezes por aqui, pois, apesar de morar e amar viver em São Paulo, Salvador é minha terra, isso sem falar do orgulho de ser baiano! E como boa baiana, não podia deixar de postar uma receita de comida baiana aqui.
 Como este mês, mas precisamente no dia 27 de setembro, se comemora o dia de Cosme e Damião, e é de costume, lá na Bahia, se fazer um caruru e seus acompanhamentos para se comemorar este dia, eu resolvi que vou postar para vocês até o dia 27, receitas do caruru e seu complementos para que no dia de Cosme e Damião, devotos ou não todos que queiram possam fazer seu caruru.
Vou começar pelo vatapá, o meu favorito, esta receita é dá minha mãe cozinheira de mão cheia!


Ingredientes:
250 gr de camarão seco
100 gr de amendoim assado sem casca e sem sal
100gr de castanha de caju sem sal
1/2 cebola
1/2 tomate
2 dentes de alho
coentro e cebolinha a gosto
200ml de leite de coco
1xic de farinha de trigo
1/2 xic de azeite de dendê
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Bata no liquidificador todos os temperos, o camarão, a castanha, o amendoim e o leite de coco, se a mistura ficar muito grossa, pode acrescentar um pouco de água, despeje a mistura em uma panela e junte e farinha de trigo e o azeite de dendê e tempere com sal e pimenta a gosto e leve ao fogo, mexa sem parar até engrossar bastante, deve ficar com a consistência de um mingau grosso ou um pirão, se achar nescessário pode acrescentar um pouco mais de farinha, mas não acrescente demais para não ficar muito duro ou ressecado. Depois que engrossar, despeje em um pirex e decore com um fio de azeite de dendê.Taste It!
O vatapá vai muito bem como acompanhamento de caruru como também de moquecas e frigideiras, mas estas são outras receitas!


Adoro esta imagem de Salvador! Tem dias que bate uma saudade!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...