sexta-feira, 16 de julho de 2010

Torta com sabor de infância


Quando era criança, a sogra da minha Dinda, D. Rute, cozinheira de mãos cheias, diga-se de passagem, fazia está torta para o lanche, lembro como se fosse hoje, ela fazia em uma assadeira retangular(acho que nem existia estas de fundo removível) que devorávamos em segundos(eu e meus primos), logo ela passou a receita adiante e tanto minha mãe como minha Dinda, começaram a fazer com enorme perfeição. Para este fim de semana resolvi fazer e foi um sucesso, as crianças amaram e eu matei a saudade da minha infância!

Pré aqueça o forno em 180ºc e unte uma assadeira de fundo removível com manteiga e forre com papel manteiga.
Para a massa:
2xic de farinha de trigo
1\2xic de açúcar
200gr de manteiga me temperatura ambiente

Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogénea que solte das mãos. Forre a assadeira com a massa(base e laterais) e coloque para assar

Recheio: (brigadeiro)
2 latas de leite condensado
4colh de sopa de chocolate em pó
1colh de sopa de manteiga
Misture todos os ingredientes e mexa até que solte do fundo da panela

Cobertura:
4 claras
8 colh de açúcar
suco de limão ou essência de Baunilha
Bata as claras com o açúcar até formar picos firmes

Montagem:
Quando a massa estiver assada, coloque o brigadeiro e cubra com as claras, se tiver um maçarico pode gratinar as claras com ele caso contrário coloque um pouco no forno baixo para que as claras fiquem
douradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...