terça-feira, 27 de julho de 2010

Bolo de Cenoura

Aqui em casa todos amam bolo de cenoura, principalmente se tiver uma cobertura de chocolate daquelas que "racha" sabe? E hoje com este friozinho que está fazendo a  combinação é perfeita!


Ingredientes:
3 cenouras médias sem casca e picadas(tem gente que usa com casca, dizem  que é lá que está a maior parte das vitaminas, mas eu prefiro descascar as minhas)
4 ovos
1 xic de óleo (não adianta tentar com azeite, se não tiver óleo em casa melhor ir ao mercado ou fazer outro bolo)
2 xic. de açúcar
3 xic. de farinha de trigo
1 colh. de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Preparo:
 Pré aqueça o forno. Bata as cenouras, o óleo, o açúcar, e o ovos no liquidificador, até que tudo fique homogéneo e a cenoura toda triturada. Despeje o conteúdo em uma tigela e acrescente a farinha de trigo, o fermento e o sal, eu ainda gosto de colocar raspas de um limão, dá um sabor especial. Depois é só despejar em uma assadeira untada com manteiga e assar em forno médio. Geralmente uso uma forma retangular de 23X35, porque , não sei, por que, gosto de cortar meu bolo de cenoura em quadradinhos e arruma-los para servir em um prato, mas você também pode usar uma forma de buraco de 25cm de diâmetro.











Cobertura:
1colh de sopa de manteiga
4 colh. de sopa de chocolate em pó
2 colh de sopa de açúcar
2colh de sopa de leite
Preparo:
misture tudo em uma panela e deixe cozinhar mexendo sempre até engrossar. Dica: quando tenho algum pedaço de chocolate sobrando em casa, resto de uma barra que deixaram ou qualquer outro chocolate coloco junto na cobertura, dá um sabor especial! Depois que o bolo estiver assado e só jogar a cobertura nele ainda quente, de preferência.

depois de colocada a cobertura geralmente decoro no máximo com granulado, mas hoje a minha pequena ajudante estava inspirada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...