quinta-feira, 7 de abril de 2011

Frigideira de siri



Bom meninas, está chegando a seman santa, lá de onde eu vim (vocês lembram né? Eu sou baiana), então... Mas lá de onde eu vim na sexta feira da paixão é dia de comer comida baina, entanda por comida baiana, caruru, vatapá e todos so seus acompnhamentos, eu já coloquei a maioriadesas receitas aqui, aqui, aqui, e aqui, pelo menos do carurú completo, mas como a bainidade não tem fim, então para complementar a "comidaria" de seman santa tem, além do caruru completo(carurú, vatapá, arroz branco, galhinha de xinxim, que não comemos na sexta feira, e a farofa de dendê) ainda tem a moqueca de peixe, de camarão, a frigideira de bacalhau, o feijão de leite er a frigideira de siri, qe é a receita que eu vou dá para vocês hoje, na verdade fiz algumas dessa comidas no último sábado, no almoço que falei para vocês que fiz em casa, então aproveitei e tirei umas boas fotos e agora vou passar a receita para vocês.


esses ingredientes são a base da maioria das comidas típicas da baiha


Ingredientes:
500gr de siri  catado(você acha já catadinho no mercado ou em qualquer peixaria)
1 cebola picada
1 tomate picado
3 dentes de alho picados
cebolinha picada ( a gosto)
coentro picado (a gosto)
sal e pimenta
1 garrafinha de leite de coco
1/2 xic de coco fresco ralado grosso (geralmete você pode encontrar o coco ralado fresco na parte de legumes gelados no emrcado ou em feiras ou sacolões)
2colheres de sopa de azeite de dendê
3 ovos



Preparo:
Refoque a cebola até que fique trasparente, junte o alho e deixe dourar, depois acrescetne o tomate e o siri e o sal e pimenta, deixe refogar por uns 05 minutinhos depois acrescente o leite de coco, deixe cosinhar por mais 10 mim de depois desligue o fogo e acrescetne o coco, o tempero verde e o  dendê. coloque em um pirex e deixe esfriando, enquanto isso bata na batedeira as claras em neve, com uma pitada de sal, depois acrescete as gemas e deixe bater masi um pouco, jogue a mistura em cima do siri que esta no pirex, enfeite com tomates ou o que vc quiser e leva ao forno pre´aquecido para assar. Taste it!


Um comentário:

  1. Olá Emanuela!
    Que receita deliciosa!
    Prazer em estar aqui!
    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
    Gostaria de lhe convidar para que comentasse a minha crônica “A ONÍRICA VIDA DE ARMELAU”. Ok?
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...