quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pão Delicia " a saga continua"



Bom meninas primeiro preciso em desculpar com vocês pelo meu chá de sumiço. Desculpem!!! Mas com a correria da vida e uma frustrada tentativa de fazer um regime, cozinhar ficou meio que fora de questão, mas, o regime deixo para amanhã, por que hoje eu fui para a cozinha matar a vontade por pão delicia da Bahia.
Acontece que eu estava passeando pelos blogs amigos tentando me manter longe das tentações culinárias, mas meio que em busca de gostosuras rsrsrs, quando no blog Eu sei disso,  me deparei com a saga da Sandra em busca da receita perfeita para o pão delicia da bahia (pura tentação). Como boa baiana, que sou, logo me identifiquei com a história, afinal, eu mesma já havia passado por isso e mesmo tento encontrado uma receita satisfatória, que inclusive postei para vocês aqui, ainda não tinha encontrado a perfeição, mas, apenas dado um tempo na minha busca, que já havia se tornado uma obsessão, ninguém mais aqui em casa aguentava comer pão delícia da bahia, doce demais, salgado demais, muito pesado, muito duro  e etc...
Enfim, quando vi a receita da Sandra, a textura da foto me pareceu perfeita e logo decidi que ia fazer, mas ontem tive um dia tão corrido que não consegui, hoje, acordei pensando nele, mas, ia manter a dieta e deixar o pão para a sexta feira, ai recebi um e mail da Sandra me perguntando sobre o pão, bom, essa foi a inspiração que me faltava,  larguei tudo o que estava fazendo e corri para a cozinha. ...
Depois de bater, deixar cresce e ficar tentada em mudar a receita aqui e ali segui tudo "quase direitinho", só troquei a margarina por gordura vegetal, pois não tinha margarina me casa, e acrescentei duas colheres de farinha a mais do que a receita pedia, pois no princípio, a massa não tinha ficado elástica e brilhante como a receita pedia, mas o resultado foi maravilhoso, o pão finalmente ficou com a textura certa, quase perfeito...
Bom é... quase... por que ele ficou enorme, como uns que são vendidos em padaria lá na Bahia, ou pelo menos eram, quando eu morava lá.
Bom, mas agora que encontrei a receita vou fazer novamente, com certeza o formato certo não deve ser difícil de encontrar.... Eu acho.... E a saga continua.....
Bom meninas a receita da Sandra vocês encontram aqui e vou colocar aqui como fiz, até por que mudei só um tantinho o recheio. rsrsrsrs

Ingredientes:
3 xic de leite morno
3 ovos
1colher de sopa de açúcar
1colher de sopa de gordura vegetal
1/2 xic de óleo
1 sache de fermento biológico seco
1 kg e 2colheres de sopa de farinha de trigo

Bata tudo no liquidificador, menos a farinha, despeje em uma tigela e acrescente a farinha de trigo misture tudo até formar uma massa elástica e brilhante, deixe crescer até dobrar o tamanho, uns 40 minutos. Unte 4 ou 5 assadeiras com óleo, faça bolinhas pequenas com a massa, lembre de untar a mão com manteiga, gruda demais! Deixe crescer por mais 1 hora e asse por 10 minutos no máximo, ele é branquinho mesmo!!! Pincele com manteiga e polvilhe com queijo parmesão. depois de frio recheie
a receita do recheio você encontra aqui
Há a dieta, bom vai ter que ficar para amanhã pois acabei de devorar um ENORME pão delicia da Bahia e que delicia!!!!!! Taste it!

3 comentários:

  1. Delicia mesmo!!! As mudanças são compreensíveis, já que tem farinha mais seca ou mais úmida, o tamanho dos ovos tb interfere.

    Fiquei feliz que vc acertou e matou a vontade, agora é só acertar o tamanho, é fácil!!!

    Eu sei bem o que é comer um monte de pão quase delicia, até chegar no realmente delicioso.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra,
    Obrigada pelo apoio, a receita deste pão é um mistério até mesmo para os baianos, até porque, cada um tem a sua prórpia receita e ai fica dificil acertar, mas você desvendou ela muito bem, em breve vou faxer novamente e espero que fiquem mais bonitinhos por que delicia eles já ficaram!!!!
    Emanuela
    Emanuela

    ResponderExcluir
  3. Moça, na sua receita esta 1 colher de sp de acucar e na receita do blog que vc indicou esta uma xicara. Qual vc usou??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...