Bom meninas, continuando a saga das comidas baianas para fazer um caruru completo, hoje vou publicar a receita do caruru em si. O caruru é uma comida de origem africana, que foi trazida ao Brasil pelos escravos, conta-se que era preparado nas senzalas. Hoje é usado nos terreiros como oferenda para os orixás e nas casas como uma delícia da culinária baiana. Toda sexta feira, esta iguaria é encontrada na maioria dos restaurantes de Salvador com o nome de “comida baiana”.
Vale dizer que toda receita que costumo postar aqui eu faço e testo, por isso inclusive tenho o hábito, de muitas vezes, fotografar e postar o passo a passo, no entanto, esta receita em especial eu nunca fiz, mas já comi diversas vezes, pois sempre quem faz o caruru é a minha mãe, que como já disse antes cozinha como ninguém!
caruru
ingredientes:
100 quiabos
3 cebolas grandes
3 cebolas grandes
gengibre a gosto, se gostar
5 tomates picados
1 pimentão picado da cor que preferência
250gr de castanha de caju
250 gr de amendoim
1 e 1/2 kg de camarão seco descascado
200 ml de azeite de dendê
sal e pimenta a gosto
Preparo:
Lave os quiabos, deixe secar e corte em cruz no sentido do comprimento., não vale cortar me rodelinhas, o quiabo de caruru fica na forma de pequenos quadradinhos.
Bata todos os temperos no liquidificador junto com o camarão, a castanha e o amendoim.Refogue os temperos batidos no azeite de dendê, acrescente os quiabos cortados.
Bata todos os temperos no liquidificador junto com o camarão, a castanha e o amendoim.Refogue os temperos batidos no azeite de dendê, acrescente os quiabos cortados.
Acrescente agua fervente e deixe cozinhar até quando o quiabo estiver cozido. Tempere com sal e pimenta e sirva com arroz branco e se preferir com todos os outros complementos, vatapá, galinha e etc....
Na minha casa comemos caruru com arroz branco de todo dia, acho até que dá uma leveza já que quando comemos o caruru, comemos do completo, mas na Bahia há aqueles que fazem um arroz especial para o caruru, que na verdade é só acrescentar uma xic de leite de coco na água de cozimento do arroz, já no finalzinho, e deixar o arroz cozinhar um pouco mais do que o ponto tradicional para que fique só um pouquinho grudado. Taste it!
Nenhum comentário:
Postar um comentário